Alimentos detergentes ajudam a emagrecer e manter saúde bucal

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Já ouviu falar dos alimentos detergentes? São alimentos ricos em fibras que ajudam a cuidar dos dentes e emagrecer, parece muito bom pra ser verdade, mas eles existem, em geral são frutas, verduras e legumes. As fibras são conhecidas pelas pessoas como alimentos para fazer o intestino a funcionar, no entanto vai muito além disso, como descrito a seguir.

Cuidando da saúde bucal com alimentos ricos em fibras

Na correria do dia-a-dia nem sempre é realizada a escovação dos dentes de forma correta. Uma alimentação equilibrada pode ajudar na prevenção de problemas de saúde bucal como gengivite e cáries.  Os alimentos detergente facilitam, durante a mastigação, na remoção de bactérias e resíduos de alimentos, além disso, as fibras favorecem à elevação de produção de saliva, o que faz aumentar o PH da boca, reduzindo assim a acidez o que evita a proliferação de bactérias.

Alimentos como cenoura, pepino, kiwi, acelga, melancia, mamão, goiaba, mexerica, maça e pera são fibrosos e auxiliam na limpeza dos dentes a cada mordida, estes alimentos possuem uma consistência dura, que provoca atrito com os dentes auxiliando na remoção da placa bacteriana, por isso começam a agir desde a mastigação, reduzindo as chances de mau hálito, cárie e gengivite.

Porém, os alimentos detergentes não dispensam uma boa escovação e uso de fio dental, além do que sua função terá apenas efeito com uma dieta equilibrada, ingestão de carnes, alimentos ricos em açúcar e conservantes não serão removidos apenas ao comer alimentos detergentes.

Alimentos ricos em fibras ajudam a emagrecer

Para quem deseja emagrecer, não pode dispensar os alimentos ricos em fibras em sua dieta, o ideal é que um adulto ingira em média de 25 a 30 gramas de fibra. Para eliminar gordura e açúcar do sangue o ideal é o consumo de fibras solúveis, que estão presentes em leguminosas como cenoura, abóbora e beterraba, e frutas como goiaba, pera, kiwi, maça e melancia.

Para melhorar o funcionamento do intestino é o consumo de fibras insolúveis, presentes nos grãos e farelos aveia, amaranto e sementes de linhaça e grãos soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão.

Além de aumentar o índice de fibra, estes alimentos auxiliam a baixar o nível de açúcar, gordura, melhorando a glicose e o colesterol. Outro ponto positivo das fibras é que provocam o efeito de saciedade, ou seja, diminui a vontade de comer evitando ataques à geladeira.  Como as fibras reduzem o nível de glicose no sangue, faz com que o nível de insulina também não aumente, o resultado é uma menor vontade de comer doces e carboidratos.

Conclusão

O consumo de alimentos detergentes, alimentos ricos em fibras, além de ajuda a manter ou perder peso, também faz bem para a saúde bucal, no entanto a escovação e o uso de fio dental não podem ser deixados de lado.

O consumo de fibras auxilia nas dietas para emagrecimento, é fundamental a combinação do consumo de fibras solúveis e fibras insolúveis, além do consumo de muita água para que as fibras tenham efeito.

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