Benefícios do riso para uma vida saudável

Você está aqui: Home Novidades Benefícios do riso para uma vida saudável

Rir é muito bom, alguns dizem que “rir é o melhor remédio” afinal entre os benefícios do riso está a função de analgésico natural, aliviando a dor, o riso também pode ser um grande aliado na prevenção de doenças, isso por que o nosso cérebro é estimulado criar e liberar uma substância química chamada endorfina, neurotransmissor responsável pela comunicação das sensações de prazer e bem-estar dos neurônios com o sistema nervoso e reduz os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios responsáveis pelo estresse.

O sorriso está sendo usado com cada vez mais constância no tratamento de pacientes em hospitais em várias partes do mundo, um exemplo é o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso (1998) a história de um médico que se veste de palhaço para atender e alegrar crianças em hospital. Rir é tão importante que tem um dia só pra ele, dia 06 de novembro é o Dia Nacional do Riso.

Benefícios para o coração

Segundo estudos realizados pela na Universidade de Loma Linda, na Califórnia - EUA, rir faz bem para o coração. Este estudos envolvia pacientes que já haviam sofrido um ataque cardíaco, eles assistiram 20 minutos de vídeos de humor diariamente, após um ano de estudo foi constatado 66% da proteína C-reativa, que é um indicador extremamente sensível de inflamação e do risco de problemas cardiovasculares.

Contribui aumentando a produção e a atividade no organismo das células exterminadoras naturais ou células NK (Natural Killer Cell), responsáveis por combater vírus e até tumores presentes em nosso organismo.

Uma pesquisa realizada também na Universidade de Loma Linda uniu um grupo de pessoas que foram estimuladas a dar risadas diariamente por 30 minutos, o estudo teve uma duração de um ano, os resultados foram que os níveis de HDL, o colesterol bom, teve um crescimento de até 26%, contra apenas 3% do grupo que não foi estimulado a sorrir.

Estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Baltimore - EUA afirmam que o riso pode auxiliar no tratamento de pressão alta, os estudos comprovaram que o riso contribuiu para que o fluxo de sangue aumentasse 22%, diminuindo a pressão arterial.

Benefícios para o pulmão

Para os especialistas em terapia do riso Conceição Trucom, o ato de sorrir ajuda a limpar os pulmões e deixa-lo mais forte, pois a expiração fica mais intensa, auxiliando na entrada de oxigênio pelos pulmões, fazendo com que o excesso de dióxido de carbono e outras impurezas sejam eliminados, gerando uma limpeza o organismo.

Benefícios estéticos

Para quem está tentando emagrecer, o mau humor só vai atrapalhar isso por que de acordo com a psicóloga Fátima Niemeyer, da Sociedade Brasileira de Psicologia, o riso provoca um tipo de massagem no sistema gastrointestinal, isto é, os músculos abdominais são estimulados contribuindo para a digestão.

Para quem deseja manter a pele sem rugas por mais tempo os movimentos realizados durante o ato de sorrir trabalha como um exercício para a musculatura do rosto, o que auxilia na elasticidade da pele facial.

Conclusão

Não tenha vergonha, nem receio de rir, o sorriso aproxima as pessoas e faz com que tudo em sua volta fique melhor. Depois de ver tantas vantagens no ato de rir será que você não vai procurar rir mais durante o seu dia?

Aproveite o dia e ria bastante.

Voltar

Construindo Sorrisos

Conheça nossa história e saiba por que a Le Blanc é capacitada para cuidar da sua saúde e estética bucal

Conheça nossos Tratamentos

Entenda e saiba mais sobre os tratamentos que oferecemos para a sua saúde e estética bucal.