Causas e Sintomas do Câncer de Boca

Você está aqui: Home Novidades Causas e Sintomas do Câncer de Boca

Câncer de boca é uma das doenças que mais causa mortes no mundo, segundo o instituto de câncer, o câncer oral é a terceira doença que mais mata homens no Brasil e a sétima entre a causa de falecimento entre as mulheres.

O cigarro e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Fumantes e pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco se torna ainda maior de acordo com o número de cigarros e bebidas consumidas. Veja mais sobre os malefícios do cigarro.

A falta de vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C, são fatores de risco para o surgimento do câncer de boca. Assim como a falta de higienização correta. O Sol também contribui para o aparecimento de câncer nos lábios, se a exposição for excessiva.

Verifique alguns dos principais sintomas do câncer de boca, caso você tenha algum deles por um período considerável, procure um médico:

• • Ferida bucal com dificuldade de cicatrização.
  • • Dores na boca
  • • Perda de peso
  • • Sangramentos bucais
  • • Nódulo persistente ou espessamento na bochecha
  • • Manchas vermelhas ou brancas na gengiva, língua, amídala ou revestimento da boca
  • • Irritação constante, dor na garganta ou impressão de algo que preso à garganta
  • • Mau hálito persistente (veja outras causas e tratamentos para o mau hálito)
  • • Dores e dificuldade ao mastigar
  • • Dores ou dificuldade para movimentar a mandíbula
  • • Amolecimento dos dentes e dores ao redor deles
  • • Respiração com ruído e mudança na voz
  • • Caroços no pescoço

Após o diagnóstico da doença, os tratamentos mais comuns são a radio e quimioterapia. As cirurgias são, na maioria dos casos, quase indispensáveis.

Pessoas acima dos 40 anos devem redobrar os cuidados e fazer exames periódicos. Faça a prevenção, evitando fumo e bebidas alcóolicas e mantendo a higiene em dia.

Cuide de sua saúde!