Cera ortodôntica - Cera para aparelho ortodôntico

Você está aqui: Home Novidades Cera ortodôntica - Cera para aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico pode machucar a bochecha e a parte interna dos lábios, mas como fazer uso da cera ortodôntica?  Para se proteger de aftas e feridas é fazer uso da cera ortodôntica, no entanto é preciso saber usa-la corretamente para que a cera cumpra a função de proteção.

Por que usar Cera ortodôntica

Principalmente no começo do tratamento ortodôntico, a parte interna dos lábios e bochechas não estão adaptadas com o uso do aparelho, isso pode resultar em feridas e aftas, o uso da cera funcionará como uma proteção impedindo o atrito entre os brackets (pecinhas) com a mucosa bucal.

Após o primeiro mês após a implantação do aparelho ortodôntico, a mucosa bucal cria uma maior resistência se adaptando com o aparelho, o que reduz o incomodo.

Quando usar a cera ortodôntica

A cera ortodôntica é geralmente usada apenas no início do tratamento, no entanto é recomendado que o paciente sempre tenha uma porção disponível do produto para eventualidades, além de um kit de higiene bucal.

Pode ser usada a cera ortodôntica no período que antecede a visita ao ortodontista para que ele possa fazer os ajustes, evitando que uma peça se solte ou quebre ou simplesmente para evitar lesões nos lábios e bochechas.

Em alguns casos são colocadas ceras ortodônticas nos dentes ante de dormir, momento em que temos menor controle de nossos movimentos, ficando mais vulneráveis a feridas na boca devido aos brackets.

Como colocar a cera ortodôntica no aparelho

Para fazer o uso correto da cera ortodôntica, o primeiro passo é a identificação dos pontos críticos do aparelho que possam ferir a bochecha e os lábios, após a identificação é ideal secar os dentes para uma boa aplicação da cera, pode ser com um papel toalha.

Existem dois modelos de cera ortodônticas no mercado, uma é dividida em porções individuais em uma cartela semelhante aos dos comprimidos e a outra é dividida em bastões, a vantagem da cera ortodôntica em bastão é que ela pode ser colocada em várias pecinhas “brackets” de uma única vez.

Entre os pontos mais frequentes estão o gancho dos brackets dos dentes caninos, neste caso o gancho pode prender ou gerar atrito na bochecha podendo causar aftas e feridas bem dolorosas. Para evitar as feridas e aftas, pegue uma unidade de cera ortodôntica ou uma porção do tamanho de uma ervilha de um bastão e coloque sobre o ponto do bracket que está machucando, pressione e envolva a pecinha para proporcionar maior aderência para que a cera não solte com facilidade. Em alguns casos os ganchos dos brackets dos pré-molares e molares também podem incomodar e criar feridas, neste caso siga o mesmo procedimento citado anteriormente.

Caso haja necessidade de aplicar em mais de um dente use uma parte maior ou um bastão inteiro para proteger a área. Para isso, o bastão deve ser achatado formando uma tira de cera que deve ser colocada sobre os brackets, o processo de aplicação é o mesmo, envolvendo os brackets de forma que dê uma maior aderência e a cera não solte com facilidade.

Geralmente a cera ortodôntica cai sozinha após algumas horas de uso, mas caso a cera sai sozinha, o recomendo é que a própria pessoa retire para evitar o acumulo de sujeira. Caso o incomodo permaneça, basta escovar os dentes e aplicar novamente o produto no local.

Voltar

Construindo Sorrisos

Conheça nossa história e saiba por que a Le Blanc é capacitada para cuidar da sua saúde e estética bucal

Conheça nossos Tratamentos

Entenda e saiba mais sobre os tratamentos que oferecemos para a sua saúde e estética bucal.