Como é dividida a estrutura do dente

Você está aqui: Home Novidades Como é dividida a estrutura do dente

Nossos dentes são divididos em esmalte (parte mais externa do dente), dentina (segunda camada do dente) e polpa (parte mais interna do dente), os dentes são fixados no maxilar (dentes superiores) e na mandíbula (dentes inferiores), nos seres humanos, este conjunto é chamado de arcada dentária.

Dentição temporária – Dentes de lente

A dentição temporária, também conhecida como dentição decídua ou dentes de leite começa se desenvolver aos seis meses de idade e fica completa aos três anos de idade. Os dentes de leites são compostos por 10 dentes na mandíbula e 10 dentes na maxila, sendo eles 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares temporários, totalizando 20 dentes.

No período do crescimento dos dentes é normal presenciar o bebê ou criança colocando a mão na boca ou mordendo objetos para pressionar a gengiva, grande volume de saliva provocado pela dentição, febre baixa devido a inflamações, irritabilidade e perda de apetite por causa da dor na gengiva.

Dentição definitiva – Dentes Permanentes

Dentição definitiva começa a aparecer quando a criança chega aos seis anos e começa a trocar os dentes de leite pelos dentes permanentes, a troca vai até os onze anos de idade. Os últimos dentes a nascerem são chamados de siso ou terceiro molar, estes dentes costumam aparecer entre os 18 e 21 anos, por causa disso são conhecidos como “dente do juízo”.

Os dentes permanentes são compostos por 16 dentes na mandíbula e 16 dentes na maxila, sendo eles 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares, totalizando 32 dentes.

Funções dos dentes

Como já vimos, temos 4 tipos de dentes diferentes em nossa boca e cada um deles possui uma função específica:

Divisão da estrutura do dente

  • Incisivos - São os nossos dentes frontais, possuem o formato ideal para cortar os alimentos. Possuímos dois incisivos centrais superiores, dois incisivos centrais inferiores, dois incisivos laterais superiores e dois incisivos laterais inferiores, totalizando, oito dentes incisivos.
  • Caninos - São os nossos dentes com uma ponta aguda, ficam logo após os incisivos, a função destes dentes é rasgam os alimentos. Possuímos dois caninos superiores, dois caninos inferiores, totalizando quatro dentes caninos.
  • Pré-molares - São os dentes com duas pontas, que ficam logo após os caninos, a sua função é de moer os alimentos.
  • Molares - São os dentes mais internos da boca e possuem várias pontas, a sua função é triturar os alimentos.

Voltar

Construindo Sorrisos

Conheça nossa história e saiba por que a Le Blanc é capacitada para cuidar da sua saúde e estética bucal

Conheça nossos Tratamentos

Entenda e saiba mais sobre os tratamentos que oferecemos para a sua saúde e estética bucal.