Como escovar os dentes com aparelho

Você está aqui: Home Novidades Como escovar os dentes com aparelho

Escovar os dentes com aparelho é um sufoco, quem usa ou já usou sabe, chega a dar a sensação que era feliz e não sabia, mas sabemos que mesmo sendo algo chato e difícil, precisa ser feito e de forma eficiente.

O ideal para uma boa limpeza dos dentes para quem usa aparelho ortodôntico é fazer uso de um “kit de higiene bucal”. Não precisa ficar preocupado, são apenas quatro itens, mas muito importantes, você vai ver.

kit de higiene bucal

• • Escova de dentes tradicional da escolha do dentista;
  • • Passa-fio
  • • Escova interdental;
  • • Escova “de tufo” ou intertufo;

Escovando os dentes com aparelho ortodôntico

Uma boa higienização bucal durante o tratamento dentário com aparelho ortodôntico é fundamental para  se manter com uma boa saúde, isso porque o aparelho retém parte da comida durante a alimentação. Falando em alimentação, quando usamos aparelho precisamos realizar uma dieta específica evitando alguns tipos de alimento, como alimentos pegajosos, fibrosos e duros, pois além de deixar o aparelho sujo você ainda corre o risco de ter ele quebrado.

Como driblar os braquetes, as pecinhas do aparelho

Os braquetes, também conhecido como as “pecinhas do aparelhos” são locais propícios para acumulo de sujeira e bactérias, estas pecinha atrapalham remoção do acúmulo de placas bacterianas, que é aquela camada branca com textura ásperas que sentimos quando passamos a língua nos dentes,  pois a placa bacteriana aumenta a chance doenças como cáries e gengivite.

Limpeza entre os dentes

Na escovação entre os dentes o grande vilão é o arco, aquele fio que vai encaixando os bráquetes, o problema é que passar o fio dental passa ser uma missão impossível, então como podemos resolver a limpeza entre os dentes? Rem uma agulhinha plástica conhecida como “passa fio”. Usar o “passa fio” não é complicado, você prende o fio nesta agulha de plástico e passa o fio dental por baixo do arco e ao consegui é só limpar normalmente os espações entre os dentes, o serviço fica mais trabalhoso, mas não é difícil.

Na escovação dos dentes, você pode continua a usar a sua escova de dente tradicional, no entanto a troca de escovas será mais frequente, pois o aparelho faz com que as cerdas da escova fiquem irregulares perdendo assim a eficácia da escovação. Existem algumas opções de escovas para ajudar quem usa aparelho, entre elas é a escova interdental, esta escova auxilia muito, já que são capazes de entrar por baixo do arco e limpar onde a escova de dente tradicional não consegue chegar.

Não tem desculpas, é tudo baratinho

Não tem mais desculpas para deixar de ter dentes sempre limpos e uma boca saudável, existem no mercado escovas e o passa fio com custos bem acessíveis. Caso tenha ficado com dúvidas peça a orientação de seu dentista, não escovar os dentes direito durante o tratamento ortodôntico pode custar caro no futuro, então nada de preguiça.

Veja também quais são os tipos de escovas de dentes e qual escova de dente escolher, não tenha vergonha de sorrir usando aparelho saiba quais são os benefícios do riso para uma vida saudável.