Como evitar cáries nos dentes

Você está aqui: Home Novidades Como evitar cáries nos dentes

O que é cárie?

As cáries são deteriorações nos dentes causados basicamente por hábitos do dia-a-dia de uma pessoa, hábitos como alimentação, higiene bucal e fumo estão entre os principais fatores causadores das cáries.  Há também casos que a genética pode influenciar no surgimento das cáries.

As cáries são mais frequentes em crianças, isto é devido ser o período em que há menor conhecimento dos cuidados com a saúde bucal do que os adultos, por isso os adultos não devem se descuidar com a higiene bucal.

Tipos de cáries

Em geral, as cáries podem ser divididas em três tipos diferentes, são elas: cáries coronárias, a cáries radiculares e cáries recorrentes, todas elas precisam de tratamento e é preciso ficar atento aos primeiros sintomas para que não cause danos maiores.

Cáries coronárias: Estre os principais tipos de cáries, a mais comuns são as cáries coronárias, estas são localizadas nas superfícies ou entre os dentes.

Cáries radiculares: O surgimento das cáries radiculares estão ligadas ao nosso envelhecimento, com o nosso envelhecimento, a nossa gengivas começam a se retrair deixando as raízes dos dentes expostas propiciando a presença das cáries radiculares

Cáries recorrentes: Geralmente as cáries recorrentes são formadas em volta das coroas dentárias e das restaurações, isso acontece por causa da difícil remoção e acumulo da placa no dente.

Sintomas da cárie

Quando nos alimentamos com carboidratos e não fazemos a devida escovação, as bactérias presentes no dente digerem o carboidrato e produzem um ácido que corrói os dentes e com o passar do tempo provoca a dor de dente e a halitose (mau hálito).

Antes de sentir dor, o primeiro passo para identificação das cáries nos dentes é uma consulta ao seu dentista, o motivo é que as cáries podem ser formadas embaixo da superfície dos dentes, impossibilitando a identificação em um autodiagnostico.

Tratamento da cárie

Uma cárie pode incomodar muito, então como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”, pois o tratamento requer cuidados redobrados com os dentes e pode ser por um período prolongado.

O tratamento da cárie é clinico, o dentista precisa realizar a retirada da parte cariada preenchendo o local para que a cavidade no dente não fique exposta, geralmente é preenchido com uma resina composta ou  amálgama de prata. Com o tempo e sem a realização do tratamento adequado o paciente pode perder o dente.

Pré-disposição a cáries

Há casos que algumas pessoas ficam com pré-disposição a cáries, por exemplo pessoas que sofrem de boca seca ou xerostomia, doença que está relacionada a falta de saliva. Podem ser causadores da boca seca ou xerostomia o uso de medicamentos, radioterapia ou quimioterapia.

A falta de cuidado com as cáries pode comprometer a saúde do dente, provocando dor e em casos mais graves pode causar morte dos nervos da parte central resultando em um abscesso, que é o acúmulo de pus na região do osso do dente ou na gengiva.

07 Dicas para evitar cáries nos dentes

• • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia;
  • • Visite o seu dentista regularmente ele poderá diagnosticar precocemente a presença de cáries;
  • • Faça uso do fio dental após as refeições, pois o fio dental consegue fazer a limpeza entre os dentes, removendo resto de comida e placas bacterianas em locais em que a escova de dente não alcança;
  • • Faça uso do fio dental antes de dormir, caso contrário você deixará resíduos de comida e placa bacteriana em seus dentes durante todo o período em que estiver dormindo, ampliando de forma considerável as chances de cáries;
  • • A alimentação rica em fibra contribui para uma boca menos ácida, um dos fatores causadores das cáries. Alguns exemplos são cenoura, maça, mamão, pera, alface, couve, feijão, lentilha e cereais em geral.
  • • Consuma doces e açucares com moderação, incluindo o consumo de refrigerantes. Ao ingerir refrigerantes aguarde por volta de 15 minutos após a ingestão para escovar os dente devido a grande maioria dos refrigerantes causarem o efeito de amolecer os dentes.
  • • Faça uso de produtos adequados para a sua higiene bucal, como enxaguante bucal sem álcool, pastas de dente com boa procedência e escovas de dente indicadas por seu dentista.