Cuidados com a higiene bucal infantil

Você está aqui: Home Novidades Cuidados com a higiene bucal infantil

Os cuidados com a higiene bucal devem começar antes do nascimento dos dentes da criança, manter uma boa higiene bucal nos bebês é essencial não só para a saúde da boca, mas para a saúde como um todo.

Como fazer a higiene bucal em bebês

Para manter a saúde bucal é indicado realizar a limpeza com o auxilio de um pano ou gaze umedecida com água enrolada no dedo indicador e passar suavemente na gengiva após cada mamada, esta ação deve ser feita após cala alimentação ou pelo menos duas vezes por dia para manter a boca livre de bactérias.

Para os bebês que usam chupeta, não é preciso passar açúcar ou mel ou qualquer outra coisa antes de dar a ela, pois naturalmente os bebês já possuem grande necessidade de sugar coisas. Antes de o bebê dormir, é indicado pôr apenas água na mamadeira, outros tipos de bebidas como suco e leite podem causar cáries.

Iniciando a escovação dos dentes nas crianças

As crianças aprendem com os exemplos dos mais velhos, principalmente dos pais, por isso é muito importante ensinar para a criança a rotina de uma boa higiene bucal, como escovar os dentes e o uso do fio dental.

Entre os 20 e 24 meses de idade a criança deve começar a fazer a higiene bucal com uso de escovas de dente. A escovação deve ser feita com creme dental com flúor pelo menos três vezes ao dia, sempre com a supervisão de um adulto. Lembrando que a criança deve desde cedo aprender a cuspir a espuma.

Assim que a criança aprender escovar o dente e usar o fio dental, a realização da higiene bucal deve ser realizada pela própria criança, mas sempre com a supervisão de um adulto. Assim a criança assume a responsabilidade e adquire a independência de manter a boca sempre limpa de bactérias e livre de cáries. Esta ação independente também aumenta a autoestima da criança, pois ela sente-se capaz de realizar esta tarefa sozinha.

Primeira visita da criança ao dentista

O dentista ou odontopediatria pode auxiliar a criança na higiene bucal de uma maneira mais lúdica, a criança deve realizar a sua primeira visita ao dentista ao completar um ano, nesta idade os primeiros dentinhos já apareceram e apenas um profissional pode realizar um diagnóstico da saúde bucal da criança.

Veja algumas dicas para evitar medo da criança de dentista:

  • • Brinque com a criança de dentista, com o uso de uma lanterna e um espelho conte o número de dentes.
  • • Conte histórias sobre a importância de cuidar dos dentes
  • • Explique o que será feito durante a consulta para diminuir a ansiedade da criança no consultório
  • • Busque o atendimento de um Odontopediatra, este é um profissionais especializado em cuidados da saúde bucal infantil, fazem uso de um atendimento diferenciado com o intuito de diminuir o medo das criança com os dentistas.

Voltar

Construindo Sorrisos

Conheça nossa história e saiba por que a Le Blanc é capacitada para cuidar da sua saúde e estética bucal

Conheça nossos Tratamentos

Entenda e saiba mais sobre os tratamentos que oferecemos para a sua saúde e estética bucal.