Gengivite - Dicas para prevenir os problemas nas gengivas

Você está aqui: Home Novidades Gengivite - Dicas para prevenir os problemas nas gengivas

O que é gengivite

A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode aparecer em qualquer momento após o desenvolvimento da dentição, ela é o estágio inicial da doença da gengiva por isso é mais fácil de ser tratada.

Causa da gengivite

A causa da gengivite é a placa o acumulo de bacteriana nos dentes, que é uma película mole, pegajosa e incolor de bactérias que se forma nos dentes e na gengiva de forma constante. Estas bactérias produzem toxinas (substâncias venenosas) que provocam danos para a mucosa da gengiva causando a gengivite. Outros fatores podem agravar a inflamação, entre eles a gravidez, a puberdade e os medicamentos contraceptivos.

Prevenção e tratamento da Gengivite

Para impedir a criação de placa bacteriana e gengivite é fundamental uma boa escovação dos dentes e uso diário de fio dental. A gengivite é um estágio inicial da doença na gengiva, neste caso a estrutura óssea e do tecido que segura os dentes não foram afetados. No entanto a gengivite pode evoluir para uma periodontite, que podem causar sérios danos aos dentes, mandíbula e maxilar.
A visita a um profissional qualificado regularmente é de essencial importância, pois só ele poderá remover as placas bacterianas que endureceram, também conhecidas como tártaro, estas são de difícil limpeza sendo que apenas dentista ou um higienista podem retirá-la.

Sintomas da gengivite

Em alguns casos, mesmo sem a pessoa estar em um estágio avançado da doença, sentem um gosto ruim na boca e possuem mau hálito frequente, mas os principais sintomas da gengivite são sangramentos (quando se escovam os dentes ou ao comer), vermelhidão (aspecto mais vermelho que rosado), sensibilidade e inchaço nas gengivas, além de uma aparência alongada dos dentes devido ao recuo ou retração da gengiva.

5 dicas para evitar a gengivite

1. 1 - Fazer a escovação após todas as refeições;
  2. 2 - Uso correto do fio dental diariamente para auxiliar na remoção de placas e restos de comida, evitando assim o aparecimento de tártaro;
  3. 3 - Consumo de alimentos saudáveis garantindo uma nutrição eficaz, pois deficiência de vitaminas também pode causar gengivite;
  4. 4 - Evitar de fazer uso de cigarros ou qualquer outra espécie de fumo;
  5. 5 - Ir regularmente ao seu dentista.