Importância do esmalte dental para evitar a sensibilidade nos dentes

Você está aqui: Home Novidades Importância do esmalte dental para evitar a sensibilidade nos dentes

O que é esmalte dental

O Esmalte dental é a parte mais externa do dente de color amarelo claro ao branco acinzentado, a dentina, cemento e a polpa dentária, completam a estrutura do dente.

O Esmalte dentário é o tecido mais mineralizado (96% mineral e 4% água) e resistente do corpo, ele é responsável pela proteção do restante da estrutura do dente.

Causa da sensibilidade nos dentes

Um dente normal é composto por três camadas, a camada mais externa é mais dura e responsável por proteger os dente é o esmalte dental. A camada intermediária é chamada de dentina e no centro do dente há os vasos sanguíneos e nervos.

A dentina é formada por diversos canalículos, estes pequenos canais são responsáveis por realizar a comunicação entre o nervo e o meio externo. Quando uma pessoa tem hipersensibilidade dentinária, também conhecido como dentes sensíveis, é porque houve uma perda ou desgaste do esmalte dental, deixando os canalículos da dentina mais expostos ao meio externo, assim qualquer estímulo esterno, como comidas quentes ou geladas, conseguirá se comunicar com maior facilidade com os nervos do dente o que provoca a dor e a hipersensibilidade dos dentes.

A sensibilidade dos dentes é causada por vários fatores, entre eles estão:

 

Cuidados com o esmalte dental

O desgaste do dente é devido ao excesso de ácido compromete a estrutura do esmalte dental. Geralmente o cálcio que há na saliva auxilia na neutralização do ácido dos alimentos que ingerimos, protegendo o esmalte dental contra desgaste.

No entanto alguns alimentos ou bebidas com elevada taxa de acidez são superiores ao cálcio da saliva, sendo assim insuficiente. O suco puro de fruta e qualquer tipo de bebida gaseificada (como refrigerante comum e dietético) são muito ácidos, bebendo em grande quantidade pode provocar o desgaste do esmalte dental.
Com algumas atitudes simples é possível  reduzir os riscos de desgaste no esmalte do dente, como:

  • • Consumir alimentos ácido com moderação
  • • Ao beber sucos de fruta, refrigerantes ou outras bebidas gaseificadas dê preferência em beber com canudo, isso evita maior contato com os dentes, ou beba junto com a comida.
  • • Mastigar chiclete sem açúcar colabora no estímulo da produção de saliva, com maior volume de saliva, mais cálcio estará em contato com os dentes o que reduz a exposição excessiva de ácido.

 

Tratamento da sensibilidade nos dentes

Hoje existe diversos cremes dentais que oferecem alívio à sensibilidade dos dentes, isso por que na composição destes cremes dentais há fluoreto estanoso, esta substância é responsável por realizar o bloqueio dos canalículos da dentina, fazendo com que os estímulos externos não alcancem o nervo do dente, acabando com a sensibilidade dos dentes. Para quem sofre de sensibilidade dos dentes, o uso do creme dental deve ser constante.

O efeito do creme dental contra a sensibilidade nos dentes é sentido desde o primeiro uso, conforme o uso diário a sensibilidade nos dentes vai diminuindo, até não sentir mais nada.

Consulte o seu dentista

Não é preciso mais sofrer com dentes sensíveis, faça consultas regulares ao seu dentista e solicite o creme dental específico ao seu dentista. Em Campo Grande/MS você pode entrar em contato com um dos especialistas da Le Blanc, agende uma consulta pelo telefone (67) 2109-8818 ou entre em contato pelo nosso Fale Conosco.

Voltar

Construindo Sorrisos

Conheça nossa história e saiba por que a Le Blanc é capacitada para cuidar da sua saúde e estética bucal

Conheça nossos Tratamentos

Entenda e saiba mais sobre os tratamentos que oferecemos para a sua saúde e estética bucal.