Malefícios que o cigarro provoca a saúde bucal

Você está aqui: Home Novidades Malefícios que o cigarro provoca a saúde bucal

Os efeitos ruins do consumo do cigarro na boca são visíveis como o amarelando os dentes, mau hálito, doenças periodontais, halitose (mau hálito), manchas nos dentes, língua e mucosas bucal, sem contar que o fumo também provoca o envelhecimento precoce da pele, redução da imunidade, câncer entre outras doenças, mas mesmo assim muitas pessoas não dão o valor necessário para os seus riscos.

O fumo em si não provoca o melanoma (câncer), no entanto ele é responsável por ampliar a probabilidade de agravamento do quadro da doença, ampliando também o risco de morte devido a câncer. A maior parte das pessoas com câncer de boca são fumantes, o fumo também é responsável pelo aumento em 50% no risco de carcinoma, um tipo de câncer que deixa erupções na pele.

De acordo com a ASH - Action on Smoking and Health, organização que trabalha com a sensibilização, educação e na luta jurídica contra o tabaco, já foram identificadas mais de 60 substâncias cancerígenas que podem afetar a boca, língua, faringe e glândula salival, garganta e esófago, além de rins, nariz, pulmão, pâncreas, entre outros órgãos.

As substâncias químicas presentes no cigarro são capazes de ampliar a probabilidade de surgimento de caries nos dentes e amarelamento dos dentes, isso é porque as substâncias presentes no cigarro se alocam na placa dentária.

O habito de fumar também pode provocar dificuldades na cicatrização e evolução de cortes e feridas na boca para doenças mais graves, isso faz com que os cuidados com a higiene oral e a ida ao consultório seja mais frequente para quem é fumante.

Para verificar uma possível irregularidade na saúde bucal, é possível realizar um autoexame em casa, em frente do espelho, fazendo uso de uma colher para abaixar e depois erguer a língua, essa simples atitude auxilia na prevenção de doenças bucais. Qualquer diferença notada você deve entrar em contato com o seu médico, especialista ou dentista, apenas ele será capaz de realizar o diagnóstico completo e preciso.

Para de fumar não é fácil, mas não é impossível. Existem grupos de apoio nos quais o fumante poderá encontrar profissionais especializados para ajuda-lo no combate a esse vício, o principal passo para parar de fumar é tomar a atitude de parar, a luta contra o vício será diária e constante.

Voltar

Construindo Sorrisos

Conheça nossa história e saiba por que a Le Blanc é capacitada para cuidar da sua saúde e estética bucal

Conheça nossos Tratamentos

Entenda e saiba mais sobre os tratamentos que oferecemos para a sua saúde e estética bucal.