O que é bruxismo - Tipos, Sintomas e Tratamento do Bruxismo

Você está aqui: Home Novidades O que é bruxismo - Tipos, Sintomas e Tratamento do Bruxismo

O bruxismo ou bruxismo noturno é o ato de ranger ou pressionar fortemente os dentes deixando os dentes doloridos, desgastados ou soltos. Quando esse mesmo hábito acontece durante o dia, ele recebe o nome de briquismo.

Em casos mais graves o bruxismo pode provocar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, entre eles a ATM - Síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular.

Sintomas do Bruxismo

Entre os principais sintomas do bruxismo estão, a dor na mandíbula e dor de cabeça ao acordar devido à compressão exagerada dos dentes durante o sono.

Outros sintomas podem indicar que uma pessoa tenha bruxismo como: zumbido no ouvido, dor no ouvido, dor pescoço, dor na mandíbula e dor nos músculos, estalos ao abrir e fechar a boca, sono durante o dia.

Causa do Bruxismo

Não há uma causa direta para o bruxismo esclarecida cientificamente, no entanto o bruxismo está geralmente vinculado a situações de estresse, tensão, ansiedade, além de fatores genéticos e problemas de oclusão ou fechamento incorreto da boca.

Diagnóstico do Bruxismo

O Bruxismo é um hábito, geralmente inconsciente, de ranger os dentes durante o sono. É possível até ouvir o som de ranger de dentes enquanto a pessoa estiver dormindo. O portador do bruxismo possui dificuldades de saber se tem este problema, por isso é importante avisar esta pessoa o mais rápido possível para que ela possa procurar uma assistência médica ou odontológica para realizar o tratamento adequado.

Outra forma de se diagnosticar o bruxismos é através da visita odontológica de rotina, uma avaliação clínica pode ser fundamental para identificar o grau de desgaste dos dentes, assim como a polissonografia, exame que identifica o nível do distúrbio, importante para orientar no tratamento correto.

Bruxismo infantil

O bruxismo afeta tanto homens quanto mulheres, no entanto o bruxismo é mais comum em crianças do que em adultos. Não há uma explicação científica, mas cerca de 15% das crianças sofrem com o bruxismo e com o passar do tempo os casos tendem a diminuir.

Tratamento para bruxismo

O Bruxismo não tem cura, pelo menos por enquanto. Não há um tratamento capaz de curar o bruxismo, no entanto em alguns casos são usados medicamentos ansiolíticos (tranquilizantes) para o controle do estresse e ansiedade, que são algumas das fatores geradores do bruxismo, mas não a causa direta do distúrbio.

O tratamento mais indicado para o bruxismo é o uso das placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, também conhecidas como placa de bruxismo ou aparelho para bruxismo. A placa é criada e moldada de acordo com o formato da arcada dentária do paciente e são capazes de reduzir a tensão dos músculos mastigatórios e diminuir o atrito e o abalo da estrutura dos dentes. Apesar da placa de bruxismo ser uma boa opção para tratar com o bruxismo, esta medida não é uma cura.

• • Consulte o seu dentista regularmente, ele fará um diagnóstico preciso e orientará você para o melhor tratamento;
  • • No caso de o distúrbio também se manifestar durante o dia (briquismo), faça uso da placa de bruxismo sempre que possível;
  • • Evite pressionar os dentes, muito comum em situações de estresse e realização de atividades difíceis;
  • • Evite mascar chicletes ou mordiscar metodicamente objetos duros, como objetos plásticos, haste de óculos, pontas de lápis e canetas;
  • • A prática de atividades físicas colabora com o controle do estresse e ansiedade, fatores vinculados com o bruxismo.
  • • Faça uso da placa interoclusal (placa de bruxismo) antes de dormir.

Vídeo sobre o Bruxismo Dentário

O Vídeo abaixo é uma entrevista com o médico dentista Cassiano Scapini, membro da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas, neste vídeo ele explica o que é o bruxismo dentário.