Tratamento para Halitose - Como evitar o Mau hálito

Você está aqui: Home Novidades Tratamento para Halitose - Como evitar o Mau hálito

Halitose popularmente conhecida como "mau hálito" é um problema enfrentado por muitas pessoas, cerca de 2 em cada 5 pessoas sofre ou sofrerá com a halitose crônica em algum momento de sua vida.

Como identificar a Halitose

A maior dificuldade é a autodiagnostico em relação à halitose, mas com algumas técnicas simples é possível identificar o mau hálito, basta cobrir sua boca e nariz com a mão exalar e sentir o hálito, verifique também em sua mão se ficou algum odor em sua mão devido a respingo de saliva.

Caso ainda sim tenha dúvida pergunte para alguém sobre o seu hálito, mas cuidado, as pessoas podem ter vergonha ou medo de falar a verdade, por isso procure alguém em que você tenha confiança para perguntar sobre o seu hálito.

Hálito matinal

Muitas pessoas possuem mau hálito ao acordar pela manhã, este é um resultado da baixa produção de saliva durante o sono, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Para evitar o mau hálito matinal basta escovar bem a língua e os dentes e usar fio dental antes de dormir, assim você ira manter sua boca limpa e com menor chance de multiplicação de bactérias, faça o mesmo procedimento ao levantar.

Causas da halitose

Existem fatores internos e externos que causam o mau hálito, entre os fatores externos estão os relacionados com a alimentação, como a de cebola ou atum. Caso você ache que o fator que provoca mau hálito em você tem origem da sua alimentação, crie uma lista com para relacionar se realmente esta é a causa do seu mau hálito. O Fumo e a ingestão de bebidas alcóolicas também podem provocar o mau hálito.

Os fatores internos são os que envolvem a higiene bucal. A maioria das bactérias provocam mau hálito e um dos lugares que mais proliferam bactérias é a língua, principalmente na parte posterior da língua.
Confira na lista abaixo os principais fatores causadores do mau hálito:

• • Má higienização bucal (não uso de fio dental e falta ou má escovação dos dentes )
  • • Gengivite (saiba mais sobre gengivite)
  • • Alimentação, deficiência de nutrientes ou ingestão alimentos como alho, cebola, atum ou tacos provocam mau hálito.
  • • Consumo de tabaco e produtos alcoólicos;
  • • Ingestão de medicamentos que causam boca seca
  • • Baixa produção de saliva durante o sono
  • • Doenças no fígado e rins além de câncer e diabetes.

Tratamento para o mau hálito

Algumas atitudes simples podem evitar e acabar com o mau hálito, são elas:

• • Escove os dentes com regularidade, de preferência após cada refeição.
  • • Use fio dental, o fio dental retira os resíduos de comida que ficam entre os dentes e que a escova de dente não consegue eliminar.
  • • Faça a escovação da língua, isso porque retirando os resíduos de comida da boca reduzirá bastante o número de bactérias na boca, um dos fatores do mau hálito.
  • • Mantenha se hidratado, beber água é fundamental para nossa saúde e evita com que a nossa boca fique seca.
  • • No caso de uso de dentadura, retire-a antes de dormir e limpe-a bem antes de recolocá-la de manhã.
  • • Faça limpeza dos seus dentes com um dentista periodicamente.

Em caso de permanência do mau hálito consulte seu dentista para saber qual o melhor tratamento pra você, este pode ser um indicativo de um problema de saúde mais sério.